Outras Obras em Destaque

Rafael Dantas
Historiador, professor e artista plástico

O Wish Hotel da Bahia além de ser uma referência no Centro da Cidade do Salvador, também guarda uma das maiores coleções de arte da Bahia, presente em painéis, gravuras, mobiliários e fotografias assinadas por grandes nomes das artes plásticas e designe. Obras de arte cuidadosamente selecionadas para traduzir os encantos da cultura brasileira e baiana que se destacam com suas linhas, cores e formas tão expressivas, avaliadas em mais de R$ 20 milhões.

Desde os primeiros anos do antigo hotel, década de 1950, as obras de artes ganharam no espaço um recanto onde personalidades da vida cultural baiana puderam expor um pouco do rico repertório em diálogo com a cidade. A partir da década de 1980 novas peças foram inseridas dando ainda mais destaque paras as festividades e a história da primeira capital da América Portuguesa: a Cidade do Salvador.

O antigo Hotel da Bahia era uma grande “galeria com obras de arte”, desde o prédio, que é uma joia modernista de meados do século XX, aos mínimos detalhes que adornam cada lugar. Já na fachada belos azulejos azuis assinados pelo arquiteto Paulo Antunes Ribeiro, com temática marítima cheio de conchas, embelezam a parede curvada ao lado da entrada. Internamente, além dos painéis de Carybé e Genaro, encontram-se mobiliários assinados por Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Guilherme Torres, e obras de arte de Florival Oliveira e Nádia Taquary ao lado de bancos com desenho Eames.

No restaurante, área em contato com o Largo do Campo Grande, um belo gradil, Revoada de Pássaros, assinado por Tatti Moreno adorna a escada de emergência, inserida na última grande reforma. Ladeando a área da piscina outro painel transmite ainda mais encanto aos hospedes com temática utilizando elementos da flora, assinado pelo artista Fernando Duarte em 1984, em pastilhas de vidrotil. Além das grandes obras outras centenas de fotografias e demais trabalhos assinados por Calasans Neto, Verger e Di Cavalcante decoram as suítes e corredores.

Voltando ao andar térreo, logo depois do lobby, a história do antigo Hotel da Bahia é contada por fotografias antigas e belas imagens de Pierre Verger de meados do século XX. Um quadro com as assinaturas dos hospedes ilustres ajuda a inserir o hotel no cenário de evidência que ocupou a Bahia a partir da segunda metade do século XX. No hotel já se hospedaram: Michael Jackson, Baden Powell, Paul Simon, Pelé, Jorge Amado, Gabriel Garcia Marquez, Malba Tahan, Elis Regina, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Xuxa, Milton Nascimento, Raul Cortez, Fernanda Montenegro, família Rockefeller e Robert Kennedy Junior. Autoridades, presidentes e reis também passaram pela suíte presidencial, destacando-se: Rei Reinier de Mônaco, Reis da Suécia Carl Gustav e Sílvia, Príncipe Albert de Mônaco, Princesa Diana, Príncipe Leopoldo da Bélgica, Príncipe Akihito e Princesa Michiko, Príncipe Bernardo de Holanda, Princesa Hisako Takamado, Príncipe do Japão Fumihito Akishino, e os Presidente de Portugal: Mário Soares, Brasil: Juscelino Kubitschek, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, entre outras autoridades da América do Sul.