Cenas e Fatos da Vida Brasileira

Autor: Carybé (1911 – 1997)
Ano: 1984

Alguns nomes se destacaram de tal forma na Bahia, no decorrer do século XX, que hoje é quase impossível não falar sobre eles quando se lembra do estado. Carybé, artista plástico argentino que virou baiano, ao lado de Jorge Amado e Caymmi, personagens que tão bem pintaram, musicaram ou escreveram sobre os encantos da Bahia, foi um desses nomes. No Wish Hotel da Bahia três grandes painéis de Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé, encantam o visitante e o hóspede desde a recepção. O primeiro deles, “Cenas e fatos da vida brasileira”, reúne cenas das expressões populares acompanhadas de movimento, do bailar e da alegria do povo.

Alguns dos personagens em alto relevo, nos painéis em concreto, expõem energia e vivacidade nos contornos assinados pelo artista. Cada placa reúne quase que uma orquestra de instrumentos musicais, com tambores, atabaques, pandeiros, flautas, sanfona, triângulo, berimbau, em um ritmo envolvente dando as boas vindas a quem entra no hotel. Merece destaque os trajes muito bem evidenciados, nos contornos de homens e mulheres, e as cenas alegóricas do carnaval, sambas, xaxado e capoeira nos mais de 12 metros da cena.

Embelezando ainda mais o ambiente repousa na mesa de centro uma marcante obra da artista Nadia Taquary, com contas de madeiras presas em penca de balangadãs nas extremidades da peça, adornada com chapas de cobre e banho em ouro velho do ano de 2012. A peça de nome Velha Bahia” é um vislumbre das tradições e dos encantos de resistências, gerações e tradições continuadas na Bahia.